EDC - O que é? Dicas de como preparar o seu

Equipamentos para sobrevivência
Avatar do usuário
yveshmr
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Ago 2016, 13:51

EDC - O que é? Dicas de como preparar o seu

Mensagempor yveshmr » 03 Ago 2016, 13:55

Edc - O que é?
EDC é uma sigla comumente utilizada para se referir à "Everyday carry", ou seja, aquilo que carregamos conosco diariamente, o que portamos no nosso cotidiano.
O EDC a ser escolhido varia de acordo com o próprio usuário, a localidade, vestimentas, situação geral e objetivos. É evidente que um EDC de quem trabalha no mato será diferente do EDC de quem trabalha em escritório, por exemplo.
Além disso, vale ressaltar que um bom EDC não serve somente para uma situação de risco. Ele também pode te ajudar em diversas situações corriqueiras.
Um exemplo básico de um EDC de um civil, no Brasil, seria o seguinte:
-Smartphone;
-Possívelmente um carregador ou bateria portátil;
-Chaves;
-Carteira contendo dinheiro, documentos, cartões, etc,;
-Medicamentos básicos como analgésicos, antiinflamatórios, etc.;
-Isqueiro para os fumantes;
-Óculos escuros;

Podemos observar que com alguma criatividade, os itens os quais são portados por um cidadão comum não seriam de grande ajuda em uma situação de risco como um sequestro, acidente ou situações menos prováveis mas não impossíveis nos tempos atuais, como ataques terroristas entre outras situações.

Abordando melhor o assunto, quem trabalha armado ou com segurança terá recursos voltados para esta finalidade, como uma ferramenta com recursos de reparo e manutenção, ou carregadores e munição extra. Da mesma forma, pessoas preocupadas com a violência ou em áreas problemáticas, podem carregar consigo recursos letais e não letais de defesa como sprays de pimenta, sprays imobilizantes, bastões retráteis e armas de choque, etc. Uma boa faca ou canivete robusto é quase uma regra, por ser a ferramenta cotada como padrão por 9 em cada 10 especialistas de sobrevivência. O design tático é o mais visto, prevendo entre outros usos o uso em situações hostis, mas também há a presença dos itens "rescue", ou de resgate, laminas pensadas para cortar cintos de segurança, quebrar vidros e até arrombar portas em situações de emergência. Notadamente nada impede o usuário de possuir as 2 versões, ou até mais de ferramentas de corte em seu Kit de uso diário.

Imagem
Exemplo de kit de EDC voltado para sobrevivência.

Edc - Divisões e como preparar o seu

Um EDC pode ser dividido em diversos grupos, os quais serão aqui listados como Defesa pessoal, Itens de sobrevivência e Itens de uso comum.

Na defesa pessoal, sabe-se que o ideal seria o porte de uma arma de fogo, porém como o porte ainda é restrito, estamos fadados a nos resguardar da violência utilizando itens inferiores, mas não dispensáveis mesmo para aqueles que podem portar uma arma.

O primeiro item sugerido aqui é uma boa lâmina. Uma boa lâmina servirá para diversas atividades, preenchendo lacunas como item de defesa pessoal, de sobrevivência e de uso comum. Ao adquirir uma lâmina, pense que será um item bem necessário, e que não compensa economizar nessa parte do EDC. Um tópico abordando somente lâminas será feito posteriormente o link do mesmo será colocado aqui nesse tópico, abordando os tipos de lâmina e os seus usos, como os pontos fortes e fracos em um canivete e as ferramentas multiuso.
Porém, uma lâmina somente como defesa pessoal não é indicada para usuários não treinados, assim como armas de choque, visto que a proximidade de um potencial agressor pode ser muito prejudicial.
Legalmente, na minha opinião o melhor item dentro da legalidade para a defesa pessoal é um spray de gengibre.

Testes de Sprays:
https://www.youtube.com/watch?v=CE2gxT9oVoo
https://www.youtube.com/watch?v=HrYceqkqffs

Itens de uso comum

Os itens de uso comum variam de pessoa para pessoa, mas alguns equipamentos são indispensáveis em um EDC, como por exemplo:
Um isqueiro;
Ter um isqueiro é importante para lhe garantir a habilidade de fazer fogo – se você precisar.

Talvez você fique seduzido pelos isqueiros bonitos da Zippo, porém se você não for um fumante, eles não serão sua melhor escolha. Estes isqueiros além de grandes e relativamente pesados também perdem seu combustível com mais facilidade se não usados em longos períodos.

Sabe o que funciona perfeitamente para mim? Um simples e eficiente isqueiro BIC, desses que compramos em qualquer mercadinho. Eles retém o combustível por um enorme período de tempo e por serem baratos eu não preciso ficar me preocupando em mantê-lo em um lugar onde eu não os perda (especialmente em acampamentos).

Independente de modelos e escolhas, ter um isqueiro na sua mochila ou bolso é sempre importante.

Uma lanterna;
Seja no escritório ou em uma fazenda, ter um meio de luz rápido e potente é imperativo para sua sobrevivência. No escuro estamos completamente vulneráveis, então carregar uma lanterna com você é uma maneira simples e eficiente de lhe deixar mais seguro.

Contudo, aqui entramos em outra área complicada. Com diferentes marcas e potências, escolher uma lanterna pode ser um grande desafio! Para não entrar em debates técnicos, vou explicar o que tem funcionado para mim e a partir daí você formula suas ideias. Aqui vão os critérios que uso para a escolha de lanternas:

Tamanho: Como vou carregá-la todos os dias na mochila ou bolso, quero algo pequeno e que não incomode;
Potência: Muitos são obsessivos em ter a lanterna mais potente do mercado, mas o que você realmente precisa é algo que lhe garanta visibilidade por pelo menos 5 metros na completa escuridão. Quanto maior a potência, maior o preço e maiores as baterias. Atenha-se à palavra funcionalidade;
Tipo de bateria: Se você não tem o hábito de recarregar suas baterias com frequência, procure por modelos que usem pilhas AA ou até mesmo AAA. Em caso de necessidade será mais fácil encontrar uma maneira de recarregá-la. Eu me acostumei com as baterias mais potentes pois comprei algumas reservas e as tenho sempre carregadas;
Resistência: Cuidado com as lanternas genéricas. Apesar de bonitas e parecerem resistentes, muitas precisam de apenas uma queda para nunca mais ligarem – experiência pessoal. Gaste um pouco mais e fuja dessas armadilhas.

Uma caneta e um bloco de anotações;
Em diversas situações cotidianas uma caneta sempre acaba sendo útil para anotar pequenos lembretes, tarefas ou idéias. Apesar de hoje muitos terceirizarem isso para os aplicativos de celular, a vantagem da caneta é que ela nunca ficará sem bateria.

Em situações de sobrevivência elas podem ser utilizadas para deixar notas para o resgate indicando a direção para onde você foi ou até mesmo para desenhar um croqui (rascunho de mapa) da região onde você está.

Mas é claro, certifique-se de que sua caneta funciona! Eu particularmente prefiro as canetas tinteiras, mesmo sendo mais difíceis de usar para escrever sem borrar o papel. Outros, mais extremos, optam por canetas como as Fisher 400b, que escrevem em temperaturas extremas e até mesmo em gravidade zero.

Itens de sobrevivênica
Pode ser adquirido um kit básico de sobrevivência adaptado para o local onde você vive, ou feito um a partir das suas necessidades. Esse tópico será melhor abordado posteriormente.


Créditos:
http://www.defesa.org/o-basico-que-voce ... sobre-edc/
http://sobrevivencialismourbano.blogspo ... encia.html
https://sobrevivencialismo.com/2014/11/ ... e-laminas/
Prepare-se, o inverno está próximo.

Avatar do usuário
Chaos
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Jul 2016, 21:45
Localização: RJ
Contato:

Re: EDC - O que é? Dicas de como preparar o seu

Mensagempor Chaos » 03 Ago 2016, 20:33

Eu ia fazer um tópico muito parecido com esse, mas já que você fez, vou apenas acrescentar algumas coisas que eu aprendi ao longo dos anos.

Em 2009, meu irmão ganhou um livro que eu falarei mais sobre em outro tópico, mas já vou deixar registrado aqui que se chama "O Livro Perigoso para Garotos". Eu sei, parece ridículo, mas esse livro tem de tudo.

Logo no início ele fala sobre o "Equipamento Básico" então eu vou comentar aqui o que eu acho que seja importante.

1- Canivete Suíço:
Você já falou sobre o canivete suíço então eu vou pular esse.

2- Bússola:
É sempre bom ter uma para ajuda a se localizar. Não vai ajudar qualquer um, eu por exemplo tenho uma, mas não sou muito de usá-la. Mas é bom manter uma por perto só para o caso de precisar mesmo, saber dizer localização, passar informação ou só para que lado se está indo para não se andar em círculos.
Existem umas bússolas que são maiores, como é o caso da minha que tem até uma abertura na tampa com um fio de metal para se fazer que nem o Kabuto do Naruto, apontar a bússola para o destino e saber a posição exata (mas claro que isso é apenas um mimo), bússolas menores que são às vezes até embutidas em outros equipamentos como mochilas e dão conta do recado, e têm as mais rebuscadas também, feitas de metal, coisa que a minha não é e foi muito mais barata por isso.
Mas muito cuidado com elas perto de ímãs, se estiver carregando um ele pode desnortear a sua bússola.

3- Lenço:
To-a-lha.
Quem já leu o guia do mochileiro das galáxias sabe muito bem disso.
Um pedaço de pano, que seja, pode impedir inalação de fumaça, ajudar em situações que se tem febre, cuidar de um sangramento, além de fazer o básico: te enxugar. Aqui na cidade às vezes se chama toalha de enxugador.
Esse pano não precisa ser muito grande ou grosso, mas se ele for meio comprido acho que seria melhor, mesmo se for estreito, daria para amarrar em um braço ou perna para fazer um torniquete.

4- Caixa de fósforos:
Praqueles que já usaram o isqueiro todo, ou não gostam do isqueiro mesmo, ou querem os dois.
Guardá-los em uma caixa de metal que vede bem, um saco plástico daqueles Zip-Lock pra ajudar a manter longe de água.
Claro que você não vai guardar os fósforos sem a caixa, pelo amor de Deus, você tem que poder acender o fósforo de algum jeito.
Se você quiser uma maior garantia de que a ponta do fósforo não vai ficar inutilizável por causa de água, tem uma técnica bem fácil de os deixa à prova de água.
É só mergulhar a ponta dele em cera.
Mas, Chaos, como que eu vou fazer isso?
Acende uma vela e deixa ela ali um pouco que a cera dela vai derreter. Se a vela for aquela gordinha é ate mais fácil pq ela faz uma pocinha em cima, aí é só mergulhar ali. Se for aquela fina, você pode virar ela de lado para acelerar o processo e ir pingando as gotas de cera em cima da ponta do fósforo.
Na hora de usar é só COM CUIDADO raspar a ponta com a unha.
Sério, muito cuidada pra não tirar a ponta dele e ficar com um palito.
Caso isso aconteça, não jogue o palito fora, você ainda pode o usar. Ao usar um fósforo e para não ter que acender outro, acenda o palito na chama anterior.

5- Agulha e Linha:
Precisa mesmo dizer o motivo disso ser importante?
De consertar roupas até dar pontos em uma pessoa, é indispensável se ter esse dois itens por perto.
Não é qualquer linha que se pode usar para dar pontos em alguém, mas eu também não saberia dizer para vocês qual seria a ideal.
Sendo uma linha resistente da até para pescar.

6- Lápis e Papel:
E um apontador...?
Se você não quiser gastar sua lâmina apontando um lápis...?
Caneta já foi dita necessária, logo, não vou entrar muito no assunto, mas só lembrando que o lápis não vai começar a falhar do nada, dar problema no rolamento da ponta/precisar de recarga, mas é muito mais fácil de ser apagado e sumir com o uso do papel, o que pode ser um ponto positivo ou negativo dependendo de seu ponto de vista.
Uma vantagem do lápis é que ele serve para fazer aquela impressão.
Eu não sei explicar direito o que é...
Mas quando eu era criança a professora do prezinho mandava a gente colocar uma folha de árvore embaixo da folha do caderno e passar o lápis em cima pra ficar o desenho da folha no caderno.
Não acho que dê pra fazer isso com a caneta, posso estar errada.
Claro que você não vai catar coisas do chão pra fazer impressão. Você pode fazer palavras ficarem legíveis mesmo após serem apagadas fazendo isso (se foi colocada alguma pressão na hora de escrever) passando o lápis levemente, inclinado, por cima delas.
Espero ter conseguido me explicar pq eu não achei nem uma foto disso na internet.

7- Lanterna:
Já foi dito então eu só vou acrescentar algo que eu vi.
Uma amiga minha da infância tinha uma lanterna de porquinho que era carregada manualmente.
Um botão abria um negócio que se apertava para dentro várias vezes para carregar a lanterna.
Esse movimento gira algo lá dentro e ela vai armazenando energia.
Dessa existem modelos que não são porquinhos, óbvio.
Imagem
Procurando essa imagem eu achei uma lanterna que ao que parece é muito boa.
Ela tem esse sistema de se girar algo dentro dela pra gerar energia.
Ela funciona com LED e ao invés de se apertar aquele troço ali, se gira uma manivela.
10 min girando ela gera 40 min de luz.
Mas ela tem uma bateria de lítio que pode ser carregada também e aí a duração é de mais ou menos 6 hrs.
Ela tem entrada USB tb para carregar smartphone/tablets/etc.
Imagem

8 - Lente de Aumento:
Não necessáriamente um must, mas quem quiser adicionar a sua Go-Bag, além do uso tradicional,ela pode fazer fogo.

9- Curativos:
Band-Aids, ou um pedaço de gaze que pode ser cortado, um pouco de micropore ou esparadrapo, esse tipo de coisa por motivos óbvios.

10- Anzol:
Por motivos de pesca e até mesma coisa da agulha e linha, costurar coisas.
Jeito de se guardar esse anzol mais seguramente é colocar um pedaço de rolha na ponta.
Aconselho o deixar em um lugar mais separado para não ocorrerem acidentes.
Mesma coisa com a agulha.

Essa são as coisas que estão no livro, o resto que se necessita acho que já foi dito e se por acaso faltou algo acredito que ao longo do tempo outras pessoas (ou eu mesma) adicionarão mais itens de acordo com a necessidade.
*frase de efeito*

Avatar do usuário
ChrisSS
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Jul 2016, 16:51

Re: EDC - O que é? Dicas de como preparar o seu

Mensagempor ChrisSS » 17 Ago 2016, 11:41

Bom post cara, ta aí um tópico que causa muita confusão pra mim.
Acho que o EDC deve variar para o uso geral e região, então vou falar do que eu uso diariamente.
Ps.: Lembrando que no meu caso eu tenho uma mochila, dessas de escola que custa uns 25 30 reais.

1: Água
Sim uma garrafa d'água, todo acham que deve ser algo bem chique, bom, a minha eu usei aquelas de coca de 500ml mesmo, só lavei bem e deixei gelando. Uma dica: envolve ela com uma sacola, pq se não ela "sua" e pode molhar a sua mochila.

2: Comida
Sim, comida. Eu venho ao trabalho dia sim dia não andando, e no caminho sempre dá fome, ou eu já entrei no busão e esqueci de passar no mercadinho na esquina. Pode (e na minha opinião deve) ter algo dentro da bolsa nesse gênero. Um pacote de biscoito de v60 centavos, uma barra de cereal, um pão com salame embalado, mas sempre mantenha um com você e caso use, reponha no mesmo dia. Ele faz falta.

3: Luz e calor
Ou seja uma lanterna e fogo (isqueiro ou fósforo). Eu perdi a minha a uma semana e ainda faz falta, então preciso repor. Como vez ou outra eu perdia o ônibus, acabava voltando a pé, então luz era essencial. (é tipo uns 600m no escuro, mato nas laterais e sem casa, sem contar as lâmpadas quebradas). Quanto ao fogo, eu dei preferência ao isqueiro, se for usar fósforos, dê um jeito de impedir que eles molhem, um pacotinho impermeável serve.

4: Canivete
Vcs já falaram aqui e eu só reforço. Abrir cartas e caixas, cortar fios ou até mesmo botar alguns medrosos pra correr (No caso do meu), ele SEMPRE deve estar com você. (experiência própria, eu um dia deixei o meu em cima da mesa da recepção e saí por um minuto. Quando voltei bom...)

5: Fita
Sim fita, de preferência duas, uma isolante para fios elétricos e outra, geralmente uma daquelas marrons pra embalagem, para usos gerais. Elas sempre quebraram uma galho, seja tapando buracos na mochila e no tênis pra não molhar a meia e os papéis, seja pra remendar o seu fone que arrebentou no meio do caminho.

6: PS
Primeiros Socorros. No meu caso, um remédio pra dor, uma pomada para ralados e queimadura, band-aids, um eno e algodão com gaze (apesar de não ser certo, prendo eles com Fita Comum msm). A mesma coisa da água e comida: se usar reponha. E pra não ficar andando com a cartela inteira, corte os comprimidos sem romper o lacre assim polpa espaço. Uma vasilha com tampa pequena ou um saquinho impermeável já cabe tudo o que você precisa.

7: Higiene pessoal.
Esse vai de cada um. Eu carrego uma muda de roupa extra, um desodorante e o meu limpador de lentes. E um perfuminho é claro.

8: Documentos
Original escondido e xérox que mostro a todos (Dentro da carteira)

9: Celular
Um simples apenas pra ligação e troca de sms. Tenho um plano de operadora pós pago de 50 reais que me atende perfeitamente pelo mês inteiro.

10: Diversos
Outros itens que não vi necessidade de categoria: pano, pendrive e corda (3 cardaços velhos amarrados).

Qualquer dúvida correção ou sugestão me fale, afinal n sou expert então conselhos pra mim é sempre bom!!!!!
Afiar a mente e o corpo HOJE para sobreviver ao AMANHÃ.

who
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Jul 2017, 16:25

Re: EDC - O que é? Dicas de como preparar o seu

Mensagempor who » 11 Jul 2017, 23:20

Caras, entendo a argumentação dos itens que vocês estão fazendo, mas no geral é um pouco desnecessário. Quem diabos vai carregar anzóis ou uma bússola todo dia? Ou
É melhor sempre pensar em praticidade e leveza(afinal, se você tiver muita tralha não vai querer andar com isso pra lá e pra cá). No geral tenho optado por levar itens mais simples, então carrego:
1-lenço(eu transpiro pra caramba);
2-carteira(dinheiro, cartões de crédito e documentos);
3-smartphone;
4-chaves de casa(como moro em região central, nem sempre saio de carro, então deixo achave dele separada;
5- lanterna AAA(preon P1);
6- óculos de sol(ou eu uso um oakley frogskins ou então um American Optics Pilot), que carrego somente em dias de sol;
7-multitool leatherman squirt(carregava um canivete mas o squirt tem mais ferramentas e dá menos dor de cabeça se for parado;
8-uma caneta pilot preta ponta fina(custa 2 reais e a escrita é melhor do que a bic);
9-relógio de pulso(uso um timex field);
Eu tenho canetas/relógios/lanternas/multitool(ou mesmo canivete) mais caros, mas não adianta nada se for tranqueirada extra. Isso é o que eu carrego sempre. Percebam que eu evito encher os bolsos, tanto por motivo de segurança(bolsos cheios normalmente são valiosos, quanto por praticidade). Agora, se o conceito for mais amplo, então tem as coisas da mochila ou mesmo do carro, mas acho que o propósito principal é listar o que carregamos o tempo todo, não?
"It’s time to quit worrying and learn to love the battle axe. History teaches us that if we don’t, someone else will."


Voltar para “Equipamentos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante